Transposição do Rio São Francisco para o Piauí avança com inclusão no Novo PAC

Ministério da Integração confirmou ao deputado Franzé Silva a inclusão do estudo de viabilidade do Canal de Integração do Sertão Piauiense no programa federal.

Redação Nx Notícias
17/10/2025 02h13 - Atualizado há 3 horas
Transposição do Rio São Francisco para o Piauí avança com inclusão no Novo PAC
Divulgação/ALEPI

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) confirmou, nesta quarta-feira (15), a inclusão do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social (EVTEAS) do Canal de Integração do Sertão Piauiense no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A informação foi repassada ao deputado estadual Franzé Silva (PT) pelo diretor do Departamento de Projetos do MIDR, Bruno Cravo Alves.

A decisão foi publicada pelo Comitê Gestor do PAC no Diário Oficial da União, marcando um novo avanço nas tratativas que buscam levar as águas do Rio São Francisco ao território piauiense. O estudo viabiliza o planejamento da transposição hídrica, que tem como objetivo minimizar os efeitos da seca e garantir segurança hídrica para o sertão do estado.

O deputado Franzé Silva, que coordena politicamente o projeto e as ações de enfrentamento à seca, destacou a importância da medida. “É mais uma etapa vencida. É mais um grande passo que damos para avançar no nosso projeto, que trará água para o sertão piauiense e acabará com os impactos da seca na vida do nosso povo sertanejo”, afirmou.

Canal de Integração do Sertão Piauiense

Conhecido como Eixo Oeste, o Canal de Integração prevê o aproveitamento das águas do Lago de Sobradinho (Bahia), com a transposição do Rio São Francisco para as bacias dos rios Canindé e Piauí. O projeto visa complementar a disponibilidade hídrica da região semiárida e impulsionar o desenvolvimento agrícola e social do interior do estado.

De acordo com os estudos preliminares, o canal beneficiará diretamente 26 municípios24 no Piauí e 2 na Bahia — e indiretamente mais de 80 cidades, alcançando cerca de 1 milhão de habitantes.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://nxnoticias.com.br/.