Em fevereiro deste ano, 30 jovens piauienses chegaram à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para serem parlamentares do futuro. Na Casa, puderam conhecer o cotidiano de deputados estaduais e servidores e simular a aprovação de projetos apresentados por eles mesmos como parte do projeto Parlamento do Futuro.
Esses adolescentes fazem parte de um grupo de cerca de 60 mil jovens que têm entre 16 e 17 anos e que votaram nas eleições municipais do dia 6 de outubro pela primeira vez. De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o aumento da participação dessa parcela da população no processo foi de 78% em relação ao período eleitoral que elegeu prefeitos e vereadores há quatro anos atrás.
Lideranças entre seus amigos e familiares, os participantes do projeto Parlamento do Futuro destacam a importância da política e ajudam a selecionar candidatos que tenham propostas que possam melhorar a vida dos piauienses em suas cidades.
Sthefany Vitória, representante de Bom Jesus e que foi eleita vice-presidente do Parlamento do Futuro destaca que participar do projeto contribuiu para ela perceber ainda mais a importância de participar do processo político: “Graças ao Parlamento do Futuro, eu pude ter novos olhos para a política. Como fui participante da iniciativa, agora sou presidenta do Grêmio Estudantil e eu vejo a importância da política em nossas vidas”.
Aprendizado sobre a importância da participação política Representante de Picos no Parlamento do Futuro, Marcos Antônio foi eleito para o importante cargo de presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Ele relata que acompanhou de perto a eleição do município e que, inclusive, o seu projeto de criação de um programa de intercâmbio cultural para alunos de escolas públicas que tiverem os melhores desempenhos acadêmicos foi encampado por um dos candidatos do município.
“O Parlamento do Futuro veio para mostrar como é a realidade das eleições, como é a realidade dos políticos do nosso estado e do nosso município”, relata Marcos Antônio.
Ele complementa: “O Parlamento do Futuro ajudou muito a saber sobre a política e sobre os projetos. Foi muito incrível conhecer como ocorre a elaboração dos projetos para passar pela CCJ, pela aprovação da Alepi na votação em Plenário e depois ser assinada pelo governo do estado”.
O Parlamento do Futuro foi um projeto desenvolvido pela Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e o TRE. Os parlamentares do futuro foram eleitos em escolas públicas de todos os territórios de desenvolvimento do estado e passaram cerca de uma semana conhecendo a Alepi e simulando a tramitação de projetos de lei.