A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) recebeu, na manhã desta terça-feira (11), representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Piauí (Sinte-PI). A Comissão foi recebida na Alepi, pelo presidente da Casa, Severo Eulálio (MDB), e os deputados Gustavo Neiva (PP) e B. Sá (PP) estiveram em reunião com os professores, que pediram apoio na negociação com o Governo do Estado.
Gustavo Neiva explica que o movimento grevista começou no dia 24 de fevereiro e as negociações avançaram pouco com o Executivo, então ele vê que a Assembleia pode ajudar nessa intermediação. “É sabido, por todos, que os professores estão com os salários defasados, achatados, e que a Assembleia, que é a casa do diálogo, possa fazer essa intermediação para que a gente possa pôr fim a esse movimento grevista que, sem dúvida nenhuma, está prejudicando os alunos. E não é essa a intenção dos professores”, afirmou.
Professores acreditam no debate
A presidente do Sindicato, Paulina Almeida, disse que, por a Assembleia ser a Casa do Povo, ela pode ser fundamental para resolver as questões de defasagem salarial e da greve dos professores. “Nós viemos pedir ajuda para que os parlamentares pudessem intervir junto ao governador, junto aos secretários, para melhorar a proposta dos trabalhadores em educação”, disse.
Escola Djalma Nunes – O deputado Gustavo Neiva, na sessão plenária desta terça-feira da Alepi, apresentou, e foi aprovado, requerimento para que a Secretaria de Educação do Piauí explique os motivos para a falta de professores nas disciplinas de matemática, português, física, sociologia e filosofia na Escola Djalma Nunes, em Floriano.
“Não tem professores sequer de disciplinas básicas. Como eu disse, português, matemática, física, são matérias essenciais, elementares, que exigem que existam professores na sala de aula. Então a gente fica se perguntando: como é que essas escolas do Piauí estão funcionando em tempo integral quando há casos que sequer tem professores de disciplinas básicas?”, questionou o parlamentar.
Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles