A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí aprovou nesta terça-feira (1º) o reajuste salarial de 5,35% para os servidores do Governo do Estado, incluindo policiais militares, bombeiros e servidores da administração direta. Além disso, o magistério teve o piso salarial reajustado em 6,27%, passando a ser de R$ 4.867,77, com efeito retroativo a janeiro de 2025.
O aumento para os servidores da administração direta, bem como para os policiais militares, inclui também aposentados e pensionistas. O reajuste visa ajustar os salários à inflação e melhorar as condições de vida dos servidores públicos.
O novo salário dos profissionais da educação será pago a partir de 1º de maio, com o retroativo referente aos primeiros quatro meses do ano, como forma de compensação pela defasagem salarial do período.
Além do reajuste, a CCJ aprovou outras quatro matérias enviadas pelo Governo do Estado, incluindo o ajuste na indenização de transporte para cargos de auditores governamentais, auditores fiscais da Fazenda Estadual e analistas do Tesouro Estadual. Também foi aprovada a instituição da indenização para agentes de tributos da Fazenda Estadual e analistas auxiliares do Tesouro Estadual.
Outro projeto aprovado foi o que autoriza a concessão do Hotel Pedro II, com o objetivo de explorar o potencial econômico da região, fortalecendo o turismo e gerando novas oportunidades de desenvolvimento.
A aprovação das matérias representa um avanço nas políticas de valorização dos servidores públicos e na implementação de projetos que visam a melhoria da gestão pública e o crescimento econômico do Piauí.