A Assembleia Legislativa do Piauí realizou, nesta quarta-feira (8), uma sessão especial em defesa de mais investimentos no setor do turismo. O evento foi marcado pela entrega do título de cidadania piauiense ao empresário Manoel Cardoso Linhares, presidente da ABIH Nacional, e à gestora Carina Thomaz Camara, coordenadora da Embratur.
Durante a cerimônia, os homenageados e o deputado Henrique Pires (MDB), que presidiu a sessão e é um dos autores da proposição, reforçaram o papel estratégico do turismo na geração de emprego e renda no estado. “É hora de transformar o Turismo em um símbolo de força, inclusão e prosperidade para o Brasil”, afirmou Manoel Cardoso.
Carina Thomaz, que nasceu em São Paulo e atua há mais de 20 anos no setor turístico do Piauí, anunciou que a Embratur terá ações estratégicas no estado em 2025, incluindo parcerias com a França. Ela destacou a divulgação internacional da Serra da Capivara e a vinda de uma comitiva de empresários para a Ópera da Serra da Capivara, prevista para junho.
Henrique Pires cobrou mais entusiasmo dos gestores públicos para fortalecer o setor e destacou melhorias recentes, como a instalação de câmeras no litoral e a ampliação de voos para o Aeroporto de Parnaíba. O presidente da Alepi, Severo Eulálio (MDB), também assinou o requerimento de homenagem.
Manoel Cardoso destacou que o título simboliza um reencontro com suas raízes familiares no Piauí. “Represento mais de 30 mil hotéis e quase 4 milhões de empregos. Esse reconhecimento é motivo de orgulho e reforça meu compromisso com a hotelaria e o turismo do Brasil e do Piauí”, disse.
A mesa de honra contou com representantes da Secretaria Estadual de Turismo, da ABBTUR-PI, da ABIH-PI e da direção da Ópera da Serra da Capivara.