A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, nesta quarta-feira (14), o Projeto de Resolução nº 4/2025, que cria o Programa de Estágio Visita no Legislativo estadual. A proposta, de autoria do deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos), foi aprovada em dois turnos e tem como objetivo aproximar estudantes universitários das práticas legislativas.
O programa será destinado a alunos do ensino superior, de qualquer curso, que estejam regularmente matriculados em instituições públicas ou privadas. Cada edição do Estágio Visita contará com 80 vagas, oferecendo aos participantes uma imersão em temas como política, cidadania e processo legislativo.
As atividades do programa incluirão visitas guiadas, palestras, conferências, seminários e eventos educativos com foco no funcionamento da Alepi. Ao final, os estudantes receberão certificado de participação, desde que cumpram todas as etapas previstas.
Segundo Gessivaldo Isaías, o projeto busca “ampliar o conhecimento dos alunos sobre as práticas legislativas, políticas públicas e os processos decisórios que afetam diretamente a sociedade”.
Na mesma sessão, foi aprovada em primeira votação outra proposta do parlamentar que obriga o atendimento prioritário a idosos, gestantes e pessoas com deficiência no pavimento térreo de prédios públicos ou privados quando não houver acessibilidade a outros andares. O projeto ainda passará por uma segunda votação no plenário.