Trump diz a Lula que EUA “sentem falta” do café brasileiro

Durante conversa por telefone, líderes trataram de tarifas que encareceram exportações brasileiras; café tem aumento de quase 21% nos EUA e pressiona consumidores.

Redação NX Notícias
07/10/2025 10h42 - Atualizado há 6 dias
Trump diz a Lula que EUA “sentem falta” do café brasileiro
Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversaram por telefone nesta segunda-feira (6) sobre as relações comerciais entre os dois países. Segundo informações da BBC News Brasil, Trump reconheceu que os americanos estão “sentindo falta” de produtos brasileiros, destacando o café como um dos mais afetados pela tarifa de 50% imposta por seu governo.

A ligação representa mais um passo na reaproximação entre os dois chefes de Estado, iniciada em setembro, quando trocaram breves cumprimentos nos bastidores da Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Um encontro presencial entre eles segue em discussão.

O café, principal item citado por Trump, vem sofrendo forte alta nos Estados Unidos. Desde o início da tarifa, o produto registrou aumento de 3,6% em agosto — a maior elevação mensal em 14 anos. No acumulado de 12 meses, a alta chega a 20,9%, número bem acima da inflação média de 2,9%, segundo o Escritório de Estatísticas americano.

De acordo com reportagens da Fox Business e da CNN, os preços são influenciados tanto pelas condições climáticas que afetam colheitas no Brasil quanto pelas tarifas impostas à importação. Outro grande fornecedor, a Colômbia, também foi impactado, com taxa de 10%.

Os Estados Unidos são o maior consumidor e importador de café do mundo, mas dependem quase totalmente das importações, já que a produção interna se limita ao Havaí, Porto Rico e parte do sul da Califórnia. O Brasil responde por cerca de um terço do total de café que abastece o mercado americano.

Segundo a Associação Nacional do Café dos EUA, dois terços dos adultos consomem café diariamente — em média, três xícaras por pessoa. Desde 2020, o consumo aumentou 7%, e o de cafés especiais, 18%.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://nxnoticias.com.br/.