Na manhã desta terça-feira (22), a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) prestou homenagens ao Papa Francisco, que faleceu na segunda-feira (21) aos 88 anos, vítima de complicações de saúde, incluindo um acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca. A deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas) foi uma das primeiras a se manifestar, destacando a postura acolhedora e misericordiosa do pontífice.
Gracinha, emocionada, lembrou a grandeza de Francisco e como ele tocou o mundo com sua humildade e generosidade, sintetizando seu legado na palavra "misericórdia". "Nos tocou muito a sua humildade, a generosidade de não julgar o próximo", afirmou a deputada, ressaltando que sua morte é lamentada por católicos e não católicos.
A deputada também exaltou a postura progressista de Francisco, especialmente em temas delicados, como a aceitação de pessoas LGBTQ+. Ela mencionou a fala do papa sobre os homossexuais: “Ele acolheu os homossexuais, muitas vezes tão discriminados. Ele disse: ‘não sou eu que tenho que julgá-los, é Deus’”, disse Gracinha, destacando que este foi um dos maiores legados deixados pelo líder religioso.
Em seguida, o deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) anunciou que apresentará um voto de pesar pela morte de José Elias Tajra, fundador da TV Antena 10, um importante empresário piauiense, que também será lembrado na Assembleia. Os deputados João Mádison (MDB), Henrique Pires (MDB), Gracinha Mão Santa (PP) e Hélio Isaías (PT) demonstraram apoio à proposta de Gessivaldo e assinaram o voto de pesar.
O gesto de Gessivaldo Isaías, de propor que a Assembleia Legislativa como um todo assinasse o voto, reafirma a admiração de toda a Casa por José Elias Tajra, mostrando o impacto positivo que ele teve na sociedade piauiense.