A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, nesta quarta-feira (30), seis projetos de lei do Executivo que tratam de aumento salarial para diversas categorias do serviço público estadual. Os reajustes entram em vigor a partir de 1º de maio, com índice de 5,35% para a maioria dos servidores.
O percentual será aplicado a policiais militares, bombeiros militares e servidores da Administração Pública direta, autarquias e fundações. Já os professores terão reajuste mínimo de 6,27%, com o piso do magistério de 40 horas semanais fixado em R$ 4.867,77.
Também foram aprovadas mudanças nas remunerações de policiais civis, analistas do tesouro estadual e auditores fiscais. Segundo o vice-presidente da Alepi, deputado Francisco Limma (PT), os projetos representam avanços importantes para o funcionalismo:
— “Parabenizar os servidores que irão receber esses reajustes que são de grande importância. São conquistas importantes para os servidores do estado do Piauí. Parabenizar também o governador que assumiu esse compromisso, apresentou e a Assembleia que aprovou todos os projetos apresentados em lei”, afirmou.
Durante a mesma sessão, os parlamentares aprovaram dois projetos de autoria legislativa. O deputado Tiago Vasconcelos (MDB) propôs a criação da Frente Parlamentar de Proteção às Pessoas com Deficiência Atípicas e Doenças Raras, enquanto Rubens Vieira (PT) apresentou o projeto que estabelece diretrizes para o Programa de Conectividade em Áreas Rurais.
Também foi aprovado o projeto de reconhecimento de utilidade pública da Associação de Moradores Amigos do Bairro dos Residenciais Novo Milênio e Canaxuê (AMAB), de iniciativa do deputado Hélio Isaías.